terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resenha: A Guerra Dos Tronos - Parte II




Continuando a minha resenha sobre o livro, só lembrando que eu não sou nenhuma expert em resenhas, então deixo mais a minha opinião pessoal mesmo. No post anterior, cheguei a contar até a parte em que Ned Stark foi preso, Sansa como refém da Rainha Cersei e Arya Stark conseguindo fugir.

O Ned, coitado, foi trancafiado nas celas negras, o lugar mais horrível da fortaleza vermelha. Lá, ele recebe a visita de um eunuco, Varys, um sujeito que diz jogar pelo reino. Varys conta que a rainha Cercei quer que Ned confesse traição e que diga perante todos que Joffrey é filho de Robert. É claro que o Ned se nega, mas o eunuco diz que a rainha tem Sansa sob poder dela e que, se Ned não confessar sua "traição" que ela pode matar a filha do homem? Então, qual a escolha lógica dele? Para Ned, a vida das filhas são muito mais preciosas que a dele mesmo então ele faz a escolha mais difícil da vida dele! Ele escolhe a vida das filhas ao invés da própria (por isso que eu amo esse cara)!

Então, Ned Stark é levado para o alto septão, confessa em público sua "traição" e, o rei Joffrey, manda cortar a cabeça dele. Detalhe, as duas filhas assistiram a decaptação! Sansa porque infelizmente é noiva de Joffrey e Arya porque estava vagando pelas ruas de Porto Real.

Assim, acaba no primeiro livro a vida do personagem "principal" da série, em uma das cenas mais chocantes do livro. Mas voltando, enquanto via o pai sendo decapitado, Arya cruza com um homem da Patrulha da Noite, os homens que defendem a Muralha, como já expliquei anteriormente, este homem estava em Porto Real para conseguir homens para a patrulha, então ele pega Arya, corta os cabelos dela para que ela pareça um menino e diz que ela irá seguir viagem com ele para o Norte, assim, acaba o núcleo de Porto Real.
 
Voltaremos para Winterfell onde, Robb recebe uma carta, dizendo que o pai foi acusado de traição e que ele deve ir a Porto Real, dobrar os joelhos e jurar lealdade ao rei Joffrey. O filho mais velho de Ned faz exatamente o contrário, junta todos os seus vassalos (soldados de casas menores que são juramentadas a sua casa) e parte pra guerra. No meio do caminho, ele se encontra com a mãe e ambos sabem que pra seguir um caminho seguro, precisam passar pelas Gêmeas, uma ponte que é  guardada pelos Frey, o Patriarca da família, Walder Frey é um homem ambicioso e mesquinho e, sabendo disso, cat vai negociar com ele. Como preço pela passagem pelas gêmeas, Walder Frey quer que Robb se case com uma de suas filhas, como o rapaz quer salvar o pai, aceita ficar noivo de uma das filhas do velho Frey, assim, com um noivado como preço, eles conseguem passar pelas gêmeas.

Após esse feito, os começam os combates contra os Lannister, sem imaginar o que está acontecendo em Porto Real. Em uma estratégia brilhante, Robb consegue capturar Jaime Lannister e o mantém prisioneiro, nesse meio tempo, o rapaz descobre a morte do pai, e, os nortenhos decidem que não irão dobrar os joelhos perante Joffrey, coroando Robb "O Rei do Norte", o segundo rei a se erguer.

Agora vamos falar de Jon Snow, o filho bastardo de Ned. Jon sempre foi desprezado por Cat por ser um bastardo (em outro post, darei minha opinião sobre isso) então, com a partida do pai o jovem Snow resolve ir para a Patrulha da Noite, servir a vida inteira e ser celibatário.

Quando chega na Muralha, Jon tem problemas de adaptação, mas acaba conseguindo aos poucos a confiança do pessoal de lá. Faz amizade com Sam, um covarde, e os dois se tornam grandes amigos. O treinamento termina e é hora de fazerem o juramento para se tornarem Homens da patrulha da Noite e então eles começam "No dia mais claro, na Noite mais escora..." (ops, juramento errado) Agora é sério:

"A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir."
 
Após este juramento, Jon é efetivamente um Homem da Patrulha da Noite. Em um evento, Fantasma, o Lobo gigante de Jon, encontra um corpo de um patrulheiro morto, a Patrulha leva o morto para o castelo Black para que o Meitre possa examinar o corpo. Só que, no meio da noite, o morto volta a vida e tenta matar o Senhor Comandante, que é salvo por Jon e Fantasma.
 
Tudo está bem, até que ele descobre a morte do pai e tenta deserdar, crime que é punido com a morte. Jon sai no meio da noite, mas seus amigos o seguem e fazem com que ele volte, em uma cena que mostra o verdadeiro valor de uma amizade.

O Snow volta para a Muralha e lá, o senhor comandante diz que eles irão para além da Muralha a procura de patrulheiros desaparecidos e assim acaba o núcleo da Muralha, com a partida do grande grupo de Homens de Preto (sem trocadilhos) para enfrentar os temidos selvagens e o que mais se tem além da muralha.

Agora iremos para o último núcleo do livro e, iremos conhecer os últimos Targaryen, a família que governava antes de Robert tomar o trono de ferro. Dessa família, existem apenas dois sobreviventes, Daenerys e seu irmão Viserys, que quer, a todo custo, recuperar o trono de Ferro. Ele e a irmã vivem do outro lado do mar estreito e, a fim de conseguir um exército, Viserys vende a irmã de treze anos para um selvagem bárbaro, Khal Drogo, em troca de um exército.

Daenerys casa com Drogo e, um dos presentes de casamento da menina são três ovos de dragões. Só que o tiro de Viserys sai pela culatra e, Drogo e Danny se apaixonam, e, a moça ainda acaba engravidando do selvagem.

Cansado de esperar Drogo cumprir sua parte do trato, Viserys ameaça matar o bebê que Danny espera e, Drogo acaba matando i irmão de sua esposa, derretendo ouro e jogando na cabeça do homem. Então, com o irmão morto, Danny decide que quer ser a rainha de Westeros e recuperar o trono de ferro, mas Drogo não quer atravessar o mar.

Nisso, uma tentativa de matar Danny e o bebê acontece e Drogo descobre que fora Robert, a partir deste momento, o selvagem decide ir para Westeros, mas como nas Crônicas de Gelo e de Fogo nada é felicidade esse plano também dá errado.

Drogo tem uma discussão com um de seus selvagens e, em uma luta, acaba sendo ferido, a ferida infecciona e Danny pede para uma bruxa salvar a vida dele. mas, a mulher diz que a única maneira é trocar a vida de Drogo por outra, Danny acha que essa outra vida é a vida de um cavalo e aceita o trato, porém, no meio do ritual, a jovem começa a ter dores de parto e dá a luz a um natimorto, que não era humano, a vida que a mulher tirou para salvar Drogo era a do bebê e o selvagem ficou em um estado vegetativo.

Sabendo que isso não é vida para um Khal, Daenerys decide queimar o corpo do marido, ascende uma pira, coloca nela o corpo de Drogo, seus ovos de dragão (aqueles que ela ganhou de presente de casamento) e amarra a bruxa que fez o ritual, e, o fogo começa a consumir tudo. 

E eis que a jovem faz uma loucura e, entra na pira de fogo, desaparecendo em seguida.

Amanhece, o fogo some e, do meio das chamas, nua e ilesa surge Daenerys, e, enroscados ao corpo dela, três filhotes de dragões, que milagrosamente chocaram dos ovos dela.

Assim acaba o primeiro Livro, a Guerra dos Tronos, deixando a qualquer um que já leu morrendo de ansiedade pelo segundo livro, que será assunto de outro post.

Devo dizer que essa é uma leitura única e, somente quem já leu sabe como é maravilhoso entrar neste mundo de fantasia, intrigas e conflitos criados por Martin.

E, acabo este post com uma frase da rainha Cercei Lannister:

"No jogo dos tronos, ou você vence, ou você morre. Não existe meio termo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário