segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Resenha: A Guerra dos Tronos - Parte I


Hoje minha postagem vai falar sobre um dos meus livros favoritos, A Guerra dos Tronos. E, antes de você continuar lendo esta postagem, já aviso que ela tem vários spoilers então, se você não é fã de spoiler ou ainda não leu este brilhante livro, sugiro que pare de ler por aqui. Como o livro é imenso, vou dividir esta resenha em duas partes.

Mas, se você não se encaixa na descrição acima ou não liga para spoiler, pode continuar a ler numa boa!

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da Série "As Crônicas de Gelo e de Fogo" escrita pelo brilhante escritor George R. R. Martin, e, também é base de inspiração para a aclamada série da HBO Game of Thrones (que, aliás, estou desesperada pela quarta temporada).

A história se passa em um continente imaginário chamado Westeros, um lugar onde se localizam os Sete Reinos, um dos palcos da história. A capital de Westeros é Porto Real e, lá, na Fortaleza Vermelha, em seu trono de Ferro o Rei Robert Baratheon vive sua vida caçando javalis e fodendo as putas (isso é normal para ele) fazendo um monte de filhos bastardos por aí.

Mas, nem sempre os Baratheon governaram os Sete Reinos, antes deles, quem sentava no trono de Ferro, por mais de Trezentos anos eram os Targaryen, porém, uma rebelião por conta de uma Mulher (sim, é sempre uma mulher) colocou fim a longa linhagem dos Targaryen, mas a história da rebelião do Robert fica para outro post.
 
A história começa no Norte de Westeros, a região gelada e também a maior e mais perigosa dos Sete Reinos. O Norte é protegido pela família Stark, seu patriarca é Eddard Stark, o Primeiro de seu Nome, Lorde de Winterfell e protetor do Norte. Ned, como é chamado carinhosamente, mora no castelo de Winterfell com sua esposa Catelyn Stark, seus cinco filhos legítimos Robb Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Bran Stark Rickon Stark e seu filho bastard, Jon Snow.
 
Protegendo os sete reinos, existe uma muralha feita de puro gelo, que protege os sete reinos do que está além da muralha, e, os Homens que defendem a muralha são chamados de Homens da Patrulha da noite, eles fazem um juramento de que devem dar a vida pela patrulha e, deserdar significa perder a vida.
 
Um dos homens da Patrulha deserdou e foi capturado e, cabe a nosso querido Ned decapitar o sujeito. Para assistir a cena, estão os filhos Robb, Jon, Bran e o protegido de Ned Theon Greyjoy.
 
Após a decapitação, eles estão  voltando para Winterfell quando encontram uma ninhada de lobos gigantes que por um acaso (ou não) é o símbolo da Casa Stark. Após muita insistência, cada criança Stark fica com um lobo gigante de Jon Snow, o Bastardo, fica com o menor da ninhada.

Voltamos a Winterfell onde Catelyn Stark recebe uma carta com notícias de Porto Real, ela avisa que a Mão do rei, Jon Arryn que era como um pai para ned morreu e que o Rei vem a Winterfell, acompanhado da rainha, dos filhos, cunhados e toda a corte. E a partir daí a história começa a ficar interessante.

A partir daí, o pessoal do castelo se prepara para a chegada do rei, e, um mês depois, lá se chega Robert, acompanhado da Esposa Cercei Lannister (a casa mais poderosa dos sete reinos), os cunhados Jaime Lannister (o irmão gêmeo da rainha) Tyrion Lanniter (o anão) e os filhos, Joffrey, Mircella e Tommen.

Logo que o rei Robert chega a Winterfell, nomeia Eddard Stark como a nova Mão do rei, o cargo mais importante dos Sete Reinos, mas, acontece que, o Ned não está nem aí para o cargo, ele só quer viver em paz com a esposa e os filhos. mas acontece que as coisas não saem exatamente como o nosso amado Lorde de Winterfell quer.

Um dia qualquer, toda a corte sai pra caçar com o rei e, sozinho, o Bran resolve escalar o castelo, o no meio dessa escalada, ele dá de cara com a Cercei tendo relações sexuais com o irmão gêmeo. A rainha fica desesperada e, pra proteger o segredo, o Jaime loga o coitadinho do Bran torre abaixo, na esperança de que o menino morra, mas, para o azar dos irmãos, o menino fica em coma.

Enquanto isso, Catelyn recebe uma carta da irmã, que, por um acaso ou dois é esposa do Jon Arryn, a Mão do Rei que morreu, nesta casta, a irmã da Cat explica que o marido não morreu, mas que foi assassinado pelos Lannister, nisso, Cat acaba convencendo Ned a aceitar o cargo de Mão do Rei para investigar a morte de Jon e proteger Robert. Assim, Ned Stark parte para Porto Real com as filhas, Sansa e Arya Stark. No caminho, Arya se mete em uma confusão com Joffrey, e, em consequencia, a rainha manda matar a loba gigante de Sansa, Lady, já que, Arya mandou a loba dela Nimerya, para longe a fim de evitar o mesmo destino.

Enquanto isso, em Winterfell, alguém, em posse de uma adaga, tenta assassinar Bran, que ainda está em coma, mas, o assassino tem a vida ceifada por Verão, o lobo gigante do garoto. Diante deste fato, Cat deixa Winterfell sob os cuidados de seu primogênito Roob e, acompanhada de Sir Rodrick, seu castelão, parte para Porto Real, para avisar Ned do perigo.

Em Porto Real, Ned chega e imediatamente já tem uma reunião do Conselho, onde descobre que Robert está organizando um torneio para comemorar a nomeação do Ned como mão do Rei, mas, ele não fica nada feliz com isso. Deixa a reunião do conselho e se encontra com Mindinho, um amigo de infância de Cat, mas que nutre sentimentos por ela.

Mindinho leva Ned até Cat e revela para o casal Stark que a adaga usada para tentar matar Bran pertence a Tiryon Lanistter, o anão. Ned manda cat voltar para casa e, diz que vai investigar tudo o que tem acontecido. Assim, o casal mais se despede e Ned começa a investigar todos em Porto Real.

Enquanto isso, no caminho de volta a Winterfell, Cat se encontra por um acaso com Tiryon, e, consegue prender o anão. levando-o para o Ninho da Águia, lar de sua irmã Lisa. Neste lugar, o anão consegue a liberdade através de um julgamento por combate, e deixa o Ninho, voltando para seu pai.

Em Porto Real, Ned vai investigando e juntando as peças do Quebra cabeças e, descobre que os filhos de Cercei são na verdade frutos do incesto da rainha com o irmão gêmeo, e que as três crianças não são filhas de Robert.

Sendo encurralada, Cercei providencia a morte do marido e coloca seu queridinho filho Joffrey sentado no trono de ferro, como o novo rei de Westeros. Eddard, nosso honroso personagem principal, tenta falar a verdade, mas a rainha manda prender o homem, mara toda sua comitiva e ainda consegue manter cativa Sansa, já que Arya Stark é mais esperta e consegue fugir.

E assim eu termino esta primeira parte de minha resenha. 
Na próxima parte, o fim da parte de Ned em Porto Real e conheceremos outros dois núcleos, com a honrosa Patrulha da Noite e Daenerys, da casa Targaryen.

Até lá! :*


3 comentários:

  1. Parei no primeiro paragrafo, não que pretendo ler o livro, mais tenho planos de um dia acompanhar a serie quanto menos saber a cerca mais fantastico fica aconpanhar cada episodio.

    Quanto ao livro deve ser um granda livro mesmo, todo mundo fala muitíssimo bem dele.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui ver a série depois de ler os livros e atualmente é um dos meus atuais vícios. Deixo meus amigos louquinhos de tanto spoiler que eu acabo soltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como quem gosta da internet não temos como fugir dos spoiler, mas receber spoiler de amigos e mais doloros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      o unico spoleirs que eu recebi desta serie foram das cenas "quente" que ela tem rsrsrsrssrsrsrs

      Excluir